sábado, 27 de março de 2010

APRENDER BRINCANDO : O LÚDICO NA APRENDIZAGEM

Este interessante artigo de Juliana Tavares Mauricio mostra a importância do lúdico do desenvolvimento da criança. Vale a pena ler!!! Acesse o link abaixo e leia o artigo na íntegra:
http://www.profala.com/arteducesp140.htm

segunda-feira, 22 de março de 2010

quinta-feira, 11 de março de 2010

PLANO DE AULA DE ARTES

PLANO DE AULA

Instituição: Escola Municipal

Disciplina: Artes Série: Pré-escola A

Docente:

Duração – hora/aula: 1hora Data:

Estagiária:


CONTEÚDO BÁSICO:

Formas e cores.

CONTEÚDOS COMPLEMENTARES:

  • Coordenação motora fina.

OBJETIVO GERAL:

Levar os alunos a conhecer diferentes formas e cores.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Desenvolver a percepção tátil e visual;

  • Estimular a criatividade e a imaginação;

  • Desenvolver a coordenação motora fina.

SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES:

  • Apresentação da estagiária e do aluno;

  • Explicação sobre o trabalho a ser desenvolvido;

  • Explicação sobre as diferentes formas e cores;

  • Entrega do material e da atividade;

  • Explicação e realização da atividade.

ORIENTAÇÃO MEDOTOLÓGICA:

A aula terá início com a apresentação da estagiária e dos alunos, falando sobre a proposta de trabalho para com a turma. Logo após mostrarei aos alunos um quadrado, um círculo, um triângulo e um retângulo feitos de EVA, cada um de uma cor, perguntarei aos alunos que formas são essas e depois para cada forma citarei e mostrarei o desenho de um exemplo.

O dado é um quadrado, ele possui quatro lados todos do mesmo tamanho (levarei um dado de pelúcia).

O quadro é um retângulo, ele também possui quatro lados, só que dois lados são maiores (mostrarei o quadro aos alunos).

O pedaço de pizza é um triângulo, ele possui três lados e três pontinhas (levarei um pedaço de pizza desenhado em no EVA).

Já a bola é um círculo, ela não possui pontinhas e nem lados (levarei uma bola).

Em seguida entregarei aos alunos quatro cores de papel crepom (vermelho, verde, amarelo e azul) e uma folha com um quadrado, um retângulo, um triângulo e um círculo, onde os alunos terão que decorar essas formas com bolinhas feitas com o papel crepom usando a criatividade. Cada forma terá uma cor que será a mesmas das formas que levarei em EVA e dos exemplos que darei: o quadrado será vermelho, o retângulo verde, o triângulo amarelo e o círculo azul.

RECURSOS DIDÁTICOS:

  • EVA;

  • Papel crepom;

  • Folhas de sulfite.

AVALIAÇÃO:

Os alunos serão avaliados de acordo com a participação e o interesse nas atividades propostas, através do comportamento e da socialização em grupo e por meio da realização da atividade em que cada forma terá uma cor específica.


____________________________ ______________________________

Profª. de metodologia Profª. de estágio